quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unidade 4 Atividade 2a -Socializando uma experiência com projeto em sala de aulaCurso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC Uni

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista; Maria Aparecida Ferreira Araujo
Unidade Escolar; Colégio Estadual Antônio Alencar Leão
Data: 15/09/2010
A experiência de trabalhar com projetos têm mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do aluno.
Já trabalhei com Projeto Convivendo com as Diferenças pude constatar que a partir do momento em que utilizei as tecnologias para reforçar e ilustrar as informações repassadas, os alunos demonstraram maior interesse e em depoimentos afirmaram que puderam aprender mais, pois além de já terem tido os conhecimentos orais e escritos, visualizaram e relegaram pesquisas que enriqueceram ainda mais a aprendizagem. Trabalhar as diferenças em salas de aula tem como objetivo trazer a reflexão sobre a educação inclusiva nos sistemas educacionais onde existe o convívio com as diferenças e aprendizagem coletivas “Resolvemos falar sobre os transtornos globais e os processos de espaços de inclusão porque são temas atuais que atendem ao contexto escolar” A escola trabalha continuamente no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais, possibilitando a inserção de pessoas com deficiência no ensino regular. “Procuramos ainda, a sensibilização da comunidade escolar, trabalhando em sala de aula sobre a inclusão procurando focar, principalmente que somos todos iguais respeitando suas limitações e diferenças, porque a família espera que seus filhos sejam atendidos com qualidade e esse também é o objetivo de todos os professores.
Utilizei a informática com o objetivo de maior interação entre a teoria e a prática levando conhecimentos e informatização aos educando, tendo como objetivo educar e despertar neles interesse e tornar nossas aulas mais prazerosas.
As atividades transcorreram de acordo com o planejamento. Os alunos tiveram a oportunidade de, estabelecer relações significativas entre as várias áreas do conhecimento.
As atividades foram focadas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório, que facilitou trabalhar com o desenvolvimento intelectual e criativo dos alunos, criando condições para que se possa identificar as dificuldades e as limitações de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário