quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unidade 4 Atividade 1 - Pensando sobre possiveis mudanças

Curso Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tic
Cursista: Maria Aparecida Ferreira
Unidade4- ativ 1

Não, pois as nossas aulas serão mais prazerosas. As novas tecnologias estão ai a todo instante e é imposivel ignora-las. Pois é possivel desenvolvermos a maioria dos nossos projetos de trabalho sem utilizá-las, facilita o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de contéudos, curricular. Uso das novas tecnologias em sala de aula promove atividades diferenciadas, realmente inseridas no mundo moderno, fazendo e acontecendo. Enfim fazendo parte dele.
Nossa experiência tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas, ao desenvolvimento do curiculo. Se houver clareza da intencionalidade pedagogica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologia. Sem contarmos que desperta neles interesse e os motivam tornando nossas aulas mais prazerosas.

Unidade 3 atividade 4 -Refletindo sobre minha aprendizagem

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
Atividade 4 - Refletindo sobre minha aprendizagem
Maria Aparecida Ferreira
CEAAL- Guaraí- TO


Titulo: Refletindo sobre minha aprendizagem


Texto: Auto-Avaliação

Após realizar leituras e as atividades propostas na unidade 3, percebi que: com os recursos oferecidos por meio da internet adquiri conhecimentos, pois tudo enfim envolve aplicações da informática no desenvolvimento das aulas. Em relação à atividade 1 - Analise planejamento e execução de aulas com material digital, com leituras e textos informativos, foi possível contemplar alem do esperado, na internet foi um recurso de busca de informações, navegando pelo portal do professor onde pude realizar uma aula bem dinâmica e bastante rica em conhecimentos.

No que se refere à atividade 2 - Aula utilizando os recursos do programa TV escola, foi realizada através do Power point e navegando pelo portal do domínio publico e pelo youtube (www.youtube.com/tvescola) Foram trabalhadas questões que provocaram reflexão sobre o conteúdo. Os alunos estavam motivados e participaram ativamente. Na atividade 3 - Plano de aula- Autoria de objeto hipermídia, as leituras contribuíram para subsidiar o planejamento e execução de aulas dinâmicas e bastante inovadora, pois a tecnologia nos auxilia no nosso fazer pedagógico de forma criativa e enriquecedora.

Essas atividades só vieram a somar, embora com grandes dificuldades e o tempo restrito ampliei meus conhecimentos e aprendi a utilizar essas ferramentas tecnológicas com mais segurança.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
Atividade3 – Plano de aula- autoria de objeto Hipermidia-Reflexão
Maria Aparecida Ferreira
CEAAL- Guaraí- TO

Plano de aula- autoria de objeto Hipermidia – Reflexão

Ao executar o plano de aula com o conteúdo linguagem oral, leitura e escrita, com uso deste recurso, foi grande a receptividade dos alunos, pois os mesmo ao utilizarem o laboratório e o software educativo conheceram, manusearam, pesquisaram e até criaram textos. Esta aula foi bem agradável e divertida, os alunos receberam orientações e descobriram novos caminhos para utilização do software, foi uma aula de bastante aprendizagem.

domingo, 27 de junho de 2010

Unidade 3 - Atividade 2 - Reflexão

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: III- Prática Pedagógica e mídias digitais
Atividade: 2-Aula utilizando os recursos do programa TV escola
Cursista: Maria Aparecida Ferreira
Unidade escolar: Colégio Estadual Antonio Alencar Leão



Inclusão social nas séries iniciais



Planejar a aula utilizando os recursos da TV escola com a inclusão social nas series iniciais, foi muito gratificante e ao mesmo tempo difícil e complicado. Os alunos foram para o laboratório e lá foi passado um vídeo falando sobre as diferenças. Para extigar os alunos foram trabalhados questões que provocaram reflexão sobre o conteúdo. Os alunos estiveram motivados com o tema ”Inclusão Social”. As crianças participaram ativamente, e se mostraram consciente do seu papel na sociedade, bem como a importância de se conviver com as diferenças. Esta aula pôde contribuir para aprimorar as capacidades críticas, analíticas e argumentativas dos alunos sobre a inclusão social.
Com ela aprendi que podemos realizar uma aula bem dinâmica e bastante rica com recursos da TV escola, embora sendo difícil baixar os mesmos. Foi uma experiência enriquecedora, pois cada atividade traz uma nova aprendizagem.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Registro de Experiência

Curso:Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: II- Internet, Hipertexto e Hipermidia
Atividade - 4: Planejando atividade com hipertexto ou internet
Cursista: Maria Aparecida Ferreira Araujo
Unidade escolar: Colégio Estadual Antonio Alencar Leão
Data: 08/06/2010


Elaborar um planejamento com hipertexto e internet, foi muito prazeroso e ao mesmo tempo um tanto dificil e complicado, mas não impossivel. Percebi que podemos realizar uma aula bem dinâmica e bastante rica em conhecimentos, utilizando essas ferramentas.
A tecnologia veio auxiliar o nosso fazer pedagogico, de forma criativa, dinâmica e inovadora. No planejamento foi possivel contemplar além do esperado, na internet foi um recurso de busca de informações e a realização das pesquisas, foi uma experiência muito enriquecedora, a construção de historinha em quadrinhos pelos alunos, foi um desafio, porem gratificante. E as crianças participaram ativamente da atividade proposta.
Aformação do texto, na disciplina lingua portuguesa, criando tirinhas em quadrinhas, trabalhando ortografia, verbos e substantivos. Embora com dificuldades aprendi a planejar com hipertexto e usando a internet.